terça-feira, 30 abril, 2024

Concursos públicos: 7 passos para aprovação

- Publicidade -

Como passar em concursos públicos?

Você já se imaginou tomando posse no concurso público dos seus sonhos? Ter estabilidade, comprar seu apartamento, ter seu carro, poder viajar três ou quatro vezes por ano? É uma sensação incrível, não é mesmo?! Com a aprovação em um bom concurso, você terá estabilidade financeira, tranquilidade, uma ótima remuneração, além de ajudar no desenvolvimento do nosso país.

A maioria dos brasileiros sonham em passar em um bom concurso público, mas sabemos que, infelizmente, nem todos vão conseguir. Isso é duro, mas é a realidade. A concorrência é alta e as vagas são limitadas, o que torna o processo seletivo ainda mais desafiador. É enorme a quantidade de pessoas que desejam se tornar servidores públicos, no entanto, a realidade é que a maioria não se prepara adequadamente para alcançar esse objetivo.

Se vocês estão aqui é porque vocês têm um objetivo em comum: PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO! E eu sei que esse processo pode ser desafiador, mas está longe de ser impossível.

Para te ajudar nessa jornada, vou compartilhar com vocês 7 passos simples que vão colocar vocês no caminho certo para alcançar a sua tão sonhada aprovação. Mas lembrem-se, quando eu digo que são passos simples, não quer dizer que será fácil. Vai exigir dedicação, planejamento e bastante esforço.

Eu dirigia que é quase impossível não ser aprovado seguindo esses 7 passos. Assistar o vídeo abaixo até o final ou leia este artigo até o fim e veja como é possível alcançar seus objetivos seguindo essas dicas valiosas.

PASSO 1 – Planejamento e organização é essencial para quem estuda para concursos públicos

Um erro bastante comum entre os iniciantes no mundo dos concursos públicos é estudar sem ter metas e objetivos bem definidos. O primeiro passo para se preparar para um concurso público é ter um planejamento realista e organizado, com metas diárias. Tem que ser metas diárias! Se você definir metas semanais, você corre um grande risco de procrastinar e acabar deixando tudo para o fim de semana, o que pode prejudicar muito a sua evolução.

Estudar diariamente é a chave para um aprendizado efetivo. É mais produtivo estudar uma hora por dia durante sete dias consecutivos do que estudar por sete horas em um único dia. Além de ser mais efetivo, você evita sobrecarregar seu cérebro e consegue assimilar melhor as informações.

Crie um cronograma de estudos realista. É importante ser realista em relação ao tempo que você tem disponível para se dedicar. Em vez de estabelecer uma meta de estudos de 5 ou 6 horas por dia e não ser capaz de cumpri-la, é melhor definir uma meta mais alcançável, como 2 horas por dia, por exemplo, e realmente se comprometer a cumprir essa meta.

Reserve um dia da semana como curinga, um dia flexível para estudar algo que ficou atrasado ou, se estiver tudo no prazo, use-o para resolver questões ou revisar o conteúdo.

Você pode aumentar gradualmente suas metas de estudo à medida que se sentir confortável. Dessa forma, você evita sobrecarregar-se e mantém um ritmo constante de evolução nos seus estudos.

A consistência é fundamental para o sucesso nos estudos, então não se sobrecarregue com metas inatingíveis. Seja realista com as suas metas e não desista diante dos desafios.

PASSO 2 – Estudar Constantemente

Você já reparou que ninguém falta ao trabalho por preguiça ou cansaço? No entanto, quando se trata de estudar, muitas vezes a falta de motivação nos impede de seguir em frente.

É necessário transformar os estudos em um hábito diário.

Michael Phelps é um atleta olímpico americano que detém o recorde de maior número de medalhas olímpicas da história. Phelps disse recentemente que treinava 365 dias por ano. Agora tente imaginar se Michael Phelps estivesse estudando para concursos públicos. Certamente ele seria “primeiro colocado” nos concursos mais difíceis. Ele é um exemplo de dedicação, disciplina e persistência. Sua história inspira todos nós a perseguir nossos objetivos com comprometimento e determinação.

Se você tem o objetivo de ser aprovado em um concurso, é importante manter uma rotina de estudos constante e dedicada. É como uma bola de neve que começa pequena, mas cresce cada vez mais com o tempo. Porém, se você parar, mesmo que seja por um curto período, essa bola de neve pode derreter e você terá que recomeçar tudo do início.

Não se esqueça de que o conhecimento é como um músculo: você precisa treiná-lo todos os dias para que ele se fortaleça e não perca a força. Se você parar de estudar, em pouco tempo pode esquecer boa parte do que já aprendeu.

Então, não desista! Lembre-se de que o sucesso nos estudos vem da constância e da persistência. Mantenha-se motivado e continue a estudar, mesmo nos dias em que parece mais difícil. Com dedicação e disciplina, você vai alcançar seus objetivos e conquistar a aprovação no concurso que deseja.

PASSO 3 – Estudar com qualidade

Estudar com qualidade é fundamental para alcançar seus objetivos. Lembre-se: ler não é estudar e estar na frente da videoaula não é o mesmo que aprender.

Ao concluir a leitura de um capítulo ou assistir a uma aula, faça a si mesmo uma pergunta: “o que eu aprendi com isso?”. É normal não absorver todo o conteúdo de uma só vez, mas se você não lembrar de quase nada de algo que você acabou de estudar, é sinal de que seus estudos não estão sendo produtivos.

Dedique-se de verdade, faça anotações, resolva exercícios e esteja presente no momento de estudo. Aprender exige esforço, prática e repetição, mas o resultado vale a pena. Então, faça o seu melhor e torne cada sessão de estudo uma oportunidade para aprender e crescer.

Quando o assunto é estudar para um concurso público, sabemos que a qualidade dos materiais é fundamental para uma preparação eficiente. E é por isso que nós recomendamos a Assinatura Ilimitada do Gran Cursos Online! Com essa plataforma, você terá acesso a materiais de altíssima qualidade e professores renomados em suas áreas de atuação. Tenho certeza de que o Gran vai te ajudar a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficaz.

Não deixe os seus sonhos para depois e comece agora a estudar com materiais de alta qualidade. Eu vou deixar um link promocional para você conhecer essa plataforma incrível no botão abaixo. E pode ficar tranquilo, se em até 30 dias você não gostar da assinatura, basta pedir o dinheiro de volta sem ter que dar explicações! Porém, eu tenho certeza que você vai gostar, pois é o melhor material que temos no mercado atualmente.

PASSO 4 – Resolver muitas questões

Resolver questões de concursos públicos é uma das melhores maneiras de se preparar para esse tipo de prova. Ao fazer isso, o candidato tem a oportunidade de testar seu conhecimento, identificar pontos fracos e fortes, além de se familiarizar com o estilo das questões das bancas.

A resolução de questões é um momento valioso para os estudos, e é importante torná-lo produtivo. Quando você errar uma questão, é essencial ler o comentário do professor ou de outros alunos para compreender onde ocorreu o erro. É importante não sair da questão com dúvidas!

Lembre-se: “cometer erros é normal e faz parte do processo de aprendizagem, mas continuar cometendo o mesmo erro sem buscar corrigi-lo é um desperdício de tempo e esforço”.

Resolver questões de concursos é uma estratégia essencial para quem quer se preparar de forma eficiente. Ao praticar a resolução de questões, você não só revisa o conteúdo que já estudou, como também identifica lacunas no seu conhecimento e desenvolve a habilidade de interpretar enunciados e aplicar o conhecimento na prática.

A resolução de questões é uma forma eficaz de avaliar o seu nível de conhecimento em cada matéria e direcionar seus estudos para as áreas que você precisa melhorar.

Por isso, resolva milhares de questões antes da prova!

PASSO 5 – Fazer Revisões

Revisar o conteúdo é fundamental para quem está se preparando para concursos públicos. A revisão deve ser feita de forma constante e sempre que possível.

Existem várias formas produtivas de revisar o conteúdo, e isso inclui até a resolução de questões. É importante experimentar diferentes métodos de revisão para encontrar aquele que se adapta melhor ao seu estilo de aprendizagem e que te ajuda a fixar o conteúdo de forma mais eficiente.

Uma falha comum na preparação para concursos é a elaboração de resumos ineficientes, o que é compreensível no início, quando o candidato ainda está se familiarizando com o conteúdo. É importante ter em mente que a elaboração de resumos deve ser uma ferramenta útil para revisar e fixar o que já foi estudado, e não uma perda de tempo.

Se você tem facilidade em fazer seus próprios resumos, isso é ótimo! No entanto, considere estudar por materiais resumidos elaborados por professores experientes em concursos públicos. Normalmente eles são mais assertivos.

Um bom exemplo é o projeto “oitenta-vinte” do Gran Cursos. São materiais que têm como objetivo cobrir 80% da prova focando apenas em 20% do conteúdo, considerando os pontos mais relevantes para a prova. Com isso, você poderá otimizar seu tempo de estudo e revisar de forma mais eficiente os conteúdos essenciais para a sua aprovação.

PASSO 6 – Estudar sempre que possível

Os brasileiros perdem em média uma hora por dia no trânsito. Em grandes cidades como São Paulo, essa média pode chegar a três horas. Porém, ao invés de encarar esse tempo como algo desperdiçado, é possível aproveitá-lo para estudar.

Eu sei que não é fácil encarar os congestionamentos do Brasil, mas é possível baixar o áudio das aulas e escutá-las durante o trajeto para o trabalho. Considere esse momento como um estudo extra e se você pegar no sono, não tem problemas.

Além disso, é importante sempre ter algum material para estudar, mesmo que seja por poucos minutos. Por exemplo, se sobrou 15 minutos do horário de almoço, aproveite para resolver algumas questões no celular. Faça pequenas revisões sempre que possível.

Se você se pegar fazendo algo pouco produtivo, pare e se pergunte: eu conseguiria estar estudando agora?!. Se a resposta for sim, aproveite esse momento para evoluir na sua preparação.

Lembre-se de que: o pouco realizado de maneira rotineira se torna muito no longo prazo. Mantenha-se firme em sua rotina de estudos e lembre-se de que cada pequena tarefa realizada é um passo em direção à sua meta.

PASSO 7 – Cuidar da saúde

Cuidar da saúde é essencial para obter bons resultados nos estudos!

A qualidade do sono é fundamental para o funcionamento adequado do cérebro e para a memorização do conteúdo estudado.

Além disso, uma alimentação saudável e balanceada pode melhorar a concentração e a capacidade de aprendizado.

E não podemos esquecer da importância dos exercícios físicos, que ajudam a aliviar o estresse e manter o corpo e a mente saudáveis.

Portanto, inclua esses cuidados em sua rotina de estudos e verá como eles podem fazer a diferença em seu desempenho. Lembre-se: seu corpo e mente precisam estar em harmonia para alcançar seus objetivos!

CONCLUSÃO

A preparação para concursos públicos exige muito mais do que apenas horas de estudo. É preciso ter disciplina, organização, comprometimento, cuidar da saúde e, principalmente, ser perseverante em seus objetivos.

A jornada não será fácil, mas com determinação e as ferramentas certas, como as oferecidas pelo Gran Cursos Online, é sim possível alcançar a tão sonhada aprovação.

Garanta agora um desconto especial na Assinatura Ilimitada do Gran Cursos Online utilizando o nosso link no botão abaixo.

É importante lembrar que o Gran Cursos oferece uma garantia de satisfação de 30 dias. Caso não goste da plataforma por qualquer motivo, você pode pedir o seu dinheiro de volta sem precisar dar explicações.

Fique à vontade para deixar dúvidas ou sugestões nos comentários no nosso canal do Youtube e aproveite e deixe o “gostei” e se inscreva para receber mais conteúdos relacionados ao universo dos concursos públicos.

Então é isso… agora que você conhece os 7 passos para ser aprovado em concursos públicos, é hora de colocá-los em prática e trilhar o caminho rumo à sua aprovação.

Não será fácil, mas vai valer a pena!

- Publicidade -

Veja também

- Publicidade -

Posts relacionados