terça-feira, 30 abril, 2024

Primeiro Emprego? Que tal um Concurso Público?!

- Publicidade -

É muito difícil para os jovens conseguirem o primeiro no atual mercado de trabalho, pois, na maioria das vezes, exige-se experiência, porém é necessário um emprego para adquiri-la.

Na minha opinião o concurso público é um dos meios mais inteligentes para contratar pessoas. É bem simples, são aplicadas provas com conteúdo de acordo com as necessidades do cargo e irão passar aqueles que estiverem melhor preparados.

No concurso público, pelo menos teoricamente, não existe a figura da “peixada” ou do “QI (quem Indica)”. Quando eu digo teoricamente é porque sabemos que, infelizmente, acontecem fraudes em certames, porém são casos isolados. É mais comum ocorrer irregularidades em concursos municipais, nos concursos Federais são poucos os casos.

As vagas serão ocupadas por gente que batalhou e que realmente são merecedoras de serem aprovadas. Sem contar, também, que o serviço público é uma mãe comparado a iniciativa privada, tanto no quesito do trabalho, como também na questão de salários.

Eu vejo muita gente nova desesperada estudando para o vestibular, para depois se formar e ganhar três ou quatro mil reais por mês. Porém, as pessoas esquecem que existem inúmeros órgãos que pagam quatro ou cinco mil reais para servidores que possuem apenas ensino médio, o salário do Senado, por exemplo, cerca de R$ 14 mil reais, e basta a pessoa ter concluído o segundo grau.

Talvez seja mais vantagem para você passar primeiro em um bom concurso para poder depois tentar o vestibular, pois caso você não consiga passar em uma universidade Federal ou não consiga uma bolsa, pelo menos você conseguirá pagar sua faculdade.

Você pode escolher: Estudar cinco anos parar depois ganhar bem como graduado, ou estudar um ou dois anos para ganhar bem sendo uma simples pessoa com ensino médio.

Eu sempre digo, “passar em concurso público não é fácil, porém está longe de ser impossível”. Se você está a procura do primeiro emprego, considere a possibilidade de ser servidor público.

- Publicidade -

Veja também

- Publicidade -

Posts relacionados